- 05/06/2022
- Por Maikon Richardson
- Produção de Vídeos
Tudo o que você precisa saber sobre plataformas de EAD para empresas de Treinamento Corporativo.
Você já tem muito conhecimento e decidiu gerar uma renda extra vendendo cursos online na internet? Mas a pergunta é, “Você já sabe como criar um curso online?”. Não, então você está no lugar certo.
A tecnologia evoluiu e a ampliação do acesso à internet abriu diversas possibilidades, principalmente para os empreendedores como você. Se você deseja aproveitar todos esses recursos, apostar na criação de um curso online é uma opção rentável.
A questão é que, talvez, você ainda não saiba como montar o seu próprio material. E é aqui que entra esse artigo: vamos te apresentar os principais pontos a serem definidos na hora de criar um curso online do zero!
No atual cenário, é imprescindível saber aproveitar todas as oportunidades que a internet traz. E isso inclui a criação de cursos digitais. Eles são sinônimo de investimento, principalmente por conta da flexibilidade e do alcance desses materiais.
Além disso, criar um curso online também pode traz maior economia para o empreendedor. Você acha que precisa de equipamentos caros e conhecimentos técnicos? Isso não é exatamente verdade.
Com dedicação e disciplina, qualquer pessoa que domine um conteúdo específico pode desenvolver um curso digital. Você vai precisar apenas de um computador conectado à internet, uma câmera e vontade de compartilhar seus conhecimentos.
Outra das vantagens em criar um curso online está na popularidade que esse ramo vem conquistando. Com a correria do cotidiano, cada vez mais alunos optam pelo ensino digital. Por isso, esse investimento se torna extremamente rentável em qualquer área em que você aposte.
Depois de entender o que um curso online pode oferecer ao empreendedor, está na hora de colocar a mão na massa. Mas como criar um curso online de sucesso?
Antes de colocar seu conteúdo na internet, é importante planejar com atenção seu curso online. Nessa etapa, você precisa considerar os custos, o tema abordado, o público que você deseja alcançar e o formato escolhido.
Para isso, você deve pensar sobre a área em que deseja investir e o conhecimento que tem sobre ela. Além disso, o ideal é elaborar um cronograma com todos os tópicos que seu curso online abordará. Você também pode fazer uma pesquisa de mercado sobre seu público-alvo e seus concorrentes.
A etapa de preparação do curso online definirá o sucesso do seu projeto. Por isso, organização é a palavra fundamental nesse processo. Dê a devida atenção a todos esses detalhes e seu empreendimento terá muito mais chances de dar certo!
Depois de definir o roteiro, a temática e o público do seu curso digital, está na hora de produzir o conteúdo. Nessa etapa, você precisa se atentar a alguns fatores.
Em primeiro lugar, defina os materiais que você utilizará: apostilas, vídeos e e-books estão entre as opções possíveis. Para decidir, pense nas necessidades do seu público e na sua própria dinâmica de aula.
Também é importante que você estude e obtenha informações acerca das melhores maneiras de produzir seu conteúdo. Melhores formas de gravar as aulas, programas mais eficazes de edição e a abordagem que mais funciona para o seu tipo de tema.
Considere seus pontos fortes nessa etapa. Eles te ajudarão na hora de passar os conhecimentos ao público. Assim, suas aulas terão a qualidade e a clareza necessárias para ser um sucesso!
Criar um curso online é apenas a primeira etapa do processo. Escolher a plataforma onde seu conteúdo ficará hospedado também é fundamental. Com as diversas opções do mercado, é importante que você considere seu caso específico nessa seleção.
Questões como possibilidades de personalização da área, design claro e de fácil manuseio, gestão funcional e segurança garantida são bastante importantes ao escolher sua plataforma de hospedagem.
Você pode optar por criar uma hospedagem própria, que pode ser muito cara sua criação e manutenção, ou por utilizar plataformas prontas com toda a tecnologia como a da EADStation, mais indicado para hospedar vídeos e apostilas. Nesse formato, seu conteúdo ficará hospedado em uma plataforma segura determinada por você.
Seus alunos realizarão a aquisição dos cursos online e terão acesso a um login de acesso, que permitirá a entrada na curso digital, pelo tempo definido por você. Esse é um dos formatos mais utilizados e baratos atualmente no ramo dos cursos online.
Criar um curso online significa também elaborar um produto. E, como todo produto, o seu também precisará de um preço. Para precificar corretamente, leve em consideração seus concorrentes, a qualidade do seu produto, os custos que você teve e a capacidade de investimento do seu público.
Dessa forma, você chegará a um valor justo pelo conteúdo que está oferecendo. Lembre-se que manter o preço baixo não é garantia de venda, assim como a elevação do valor também não é sinônimo de lucros altos.
Depois de todo o conteúdo pronto e hospedado, é hora de divulgar seu curso online. Afinal, a propaganda é a alma do negócio, certo? A divulgação é importante para que seu material se destaque dos demais já existentes. Por isso, ela merece atenção especial.
Mais uma vez, pense no seu público e na melhor forma de chegar até ele. Na sua divulgação, você pode usar as redes sociais, os blogs, os anúncios pagos, os e-mails e até os programas de afiliados. Tudo depende dos resultados que você espera alcançar e do público que deseja atingir.
Seu curso foi finalizado com sucesso. Mas, e agora? O que fazer com seu público? Um dos maiores diferenciais que você pode oferecer ao seu aluno é um pós-venda efetivo. Isso significa acompanhar seu público, por um tempo determinado, mesmo depois do curso finalizado.
Você pode fazer isso a partir de grupos nas redes sociais. Neles, seus alunos poderão trocar experiências e absorver por completo o conteúdo abordado e as técnicas ensinadas.
Essa relação te permite criar uma identificação com seu público. Isso gera a fidelização do aluno e a recomendação do seu curso online como referência naquele tipo de conteúdo. No fim das contas, esses fatores podem alavancar suas vendas.
Nesse ponto, você já deve ter compreendido que criar um curso online não é um bicho de sete cabeças. Porém, é uma tarefa que exige dedicação total. Se você está disposto a dar atenção a esse projeto de vida e ter uma independência financeira, o momento não poderia ser melhor!
O avanço tecnológico trouxe diversas ferramentas que podem te ajudar a tirar seu sonho do papel. Dedique-se a todos os detalhes com cuidado e persistência: esse é o segredo para alcançar o sucesso que você deseja!
Você está buscando uma plataforma para vender cursos online gravados com objetivo de gerar uma renda extra ou até mesmo ter uma independência financeira? A EADStation é a plataforma perfeita para você começar sem custo algum e sem mensalidades.
Isso porque essa plataforma já tem uma serie de vantagens, como:
Mentoria coletiva de como montar e vender seu cursos;
Tecnologia totalmente gratuita sem mensalidades;
Você cria uma loja com sua marca e seu url de divulgação (domínio);
Pagamento transparente e integrado que permite vender no boleto, cartão de débito e credito;
Cursos e alunos ilimitados com controle total das inscrições;
Plataforma focada totalmente para vendas;
e muito mais.
Assim, você cria seus cursos online do zero com nossa ajuda e sem precisar entender de programação ou ter uma infraestrutura tecnológica para isso.
Esse formato de vendas é indicado para quem deseja ter vários curso com sua marca.
Comece agora e crie sua Loja de Cursos Online Gratuitamente? Entre em contato com a nossa equipe.
Será um prazer atender você!